top of page
Buscar
Foto do escritorRaquel Renck

Cuidados com o banho do pet!

Atualizado: 3 de out. de 2018

.

A pele de cães e gatos possui características diferentes da pele dos seres humanos, no caso de nossos pets, banhos em excesso podem fazer mal. Banhos muito frequentes retiram a proteção natural da pele do animal o que favorece ao aparecimento de alergias e outras doenças de pele.

Filhotes só devem tomar banho após os 2 meses de vida, é importante que até receberem todas as vacinas o banho seja feito em casa, para que não tenham risco de contrair doenças. O banho deve ser dado com agua morna nos horários mais quentes do dia, depois é preciso secar bem o animal, pode ser feito uso de secador, neste caso deve ser feito com calma para não traumatizar o animal. Também é importante acostumar o animal com a escovação que, em animais de pelagem longa, pode ser feita diariamente, para remover os pelos mortos e evitar a formação de nós.

O ideal é que os banhos tenham intervalo de no mínimo 15 dias, devem ser usados produtos específicos para cães e gatos. Shampoos ou sabonetes humanos podem causar doenças de pele, pois o Ph da pele humana é diferente da pele dos animais e jamais use produtos como sabão em pó ou de barra pois podem trazer problemas graves.

É importante também fazer a limpeza da orelha do animal, essa deve ser feita com muito cuidado, deve-se limpar somente a porção externa da orelha com o uso de produtos específicos para este fim. A limpeza da porção interna da orelha só pode ser feita pelo veterinário, caso seja necessário. O corte de unhas também pode ser feito, mas neste caso é necessário um pouco de experiência, pois cães e gatos possuem uma parte da unha vascularizada, que se cortada, pode sangrar.

Gatos só devem tomar banho se forem acostumados e como são animais naturalmente limpos, banhos mensais podem ser suficientes.

No caso de animais com problemas de pele pode ser necessário fazer uso de produtos medicamentosos, o veterinário irá indicar o produto específico assim como o período entre os banhos. É importante tomar cuidado com o uso de perfumes, os animais gostam de manter o seu cheiro natural, por isso tome cuidado para evitar fragrâncias muito fortes assim como não utilizar o produto em excesso.

Alguns cães podem parecer detestar água e dar bastante trabalho na hora do banho. Associe o banho a um momento positivo e mantenha a calma para que o animal consiga relaxar.











4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page