É muito comum o uso de plantas para decoração de casas e apartamentos. O que muitas pessoas não sabem é que existem diversas plantas que podem fazer mal a cães e gatos, levando-os até mesmo à morte. Animais de estimação costumam comer plantas ou grama e infelizmente essa prática pode acarretar uma série de problemas.
Isso não significa que as pessoas que possuem animais domésticos não possam ter plantas em casa. Mas sim que a escolha das plantas deve ser cuidadosa, ou ainda que plantas perigosas sejam mantidas em locais fora de acesso aos animais. Deve-se ter cuidado redobrado com filhotes, que, por serem curiosos, acabam mastigando as plantas para brincar.
Algumas delas podem causar sintomas mais leves como salivação, vômitos ou diarreia. Já outras podem causar não apenas lesões graves aos rins ou ao fígado, mas também sintomas neurológicos ou até mesmo levar o animal à morte.
Veja algumas plantas tóxicas que possuímos em casa:
* Comigo ninguém pode: as partes tóxicas são as folhas e o caule;
* Copo de leite: a planta é toda tóxica;
* Costela de Adão: as partes tóxicas são as folhas, o caule e o látex;
* Espada de São Jorge: toda a planta é tóxica;
* Espirradeira: toda a planta é tóxica;
* Hibisco: as flores e as folhas são tóxica;
* Fícus: a parte tóxica é o látex;
* Lírio da paz: as partes tóxicas são as folhas, o caule e o látex;
* Mamona: a parte tóxica é a semente;
* Samambaia: as folhas são tóxicas;
* Antúrio: tóxica em todas as partes da planta;
* Azaleia: pode causar distúrbios digestivos por até 6 horas após o consumo, além de disfunções cardíacas.
* Cycas Revoluta (Sagu de Jardim ou Cica): toda ela é tóxica, sendo que as sementes são a parte mais tóxica. Pode causar insuficiência hepática e problemas gastrointestinais agudos (excesso de baba, vômitos, diarreia e falta de apetite). Entre 2 a 3 dias após a ingestão, aparecem sinais do sistema nervoso central (fraqueza, falta de coordenação, ataques, tremores entre outros sintomas). As chances de sobrevivência normalmente são de 50%.
* Eucalipto, xaxim, aloe-vera, tulipa, flor de natal, coroa de cristo, bico de papagaio, cebola, salsa, além de várias outras plantas também podem ser tóxicas aos animais.
Fique atento às plantas que você possui em casa, procure se informar sobre a toxicidade e evite que seu cão ou gato tenha acesso a elas. Caso ocorra a ingestão, procure imediatamente o médico veterinário.
Comments